“Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas,
e elas me conhecem a mim.” João, 10:14
Para mergulharmos na mensagem de Jesus, é necessário entender a figura que usa. Pastor, é aquele que conduz as ovelhas e as leva a seu aprisco, reunindo-as. Jesus se intitulou nosso pastor, por ser o dirigente espiritual da Terra. Um espírito puro, designado por Deus para ser o Governador do nosso planeta, organizando cada passo, desde sua formação. Reencarnou uma única vez entre estas suas ovelhas, que somos nós, num sumo sacrifício, para nos trazer a Segunda Revelação da Lei Divina, acelerando nosso crescimento espiritual.
Entretanto, Jesus não proclamou nenhuma religião. Aos seus ensinamentos, chamou-se Cristianismo, cuja essência representa a mais bela forma de Amor. Sem cultos externos, sem dogmatismos, sem interesses materiais sobrepondo os espirituais, sem fórmulas, imagens, talismãs e sofismas, apenas tendo por base o amor a Deus e ao próximo, resume-se em fazer ao outro aquilo que gostaria que lhe fizesse.
Conhecedor do seu rebanho, ele nos recomendou: “Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mateus, 8:15).
Não obstante toda a clareza do ensino de Jesus, suas ovelhas, ainda imaturas espiritualmente, se rebelaram. Movidas pelo egoísmo e orgulho, pela necessidade de poder, de estar em evidência, criaram inúmeras religiões, com interpretações particulares acerca do Mestre, dividindo o rebanho. E assim permanecerão enquanto persistir o egoísmo na Terra.
No entanto, nosso mundo necessita evoluir na hierarquia dos mundos habitados, pois, assim como tudo na natureza, está também sob as Leis de Deus. Cumprindo naturalmente a Lei do Progresso, ele passará de Mundo de Expiação e Provas, a Mundo de Regeneração, quando então se dará a grande união. A Humanidade estará reunida em torno de seu único Pastor, que é Jesus, como está em João, 10:16: “...elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor.” Reunir em torno dele, significa praticar a justiça, o amor e a caridade, formando a verdadeira religião, chamada Fraternidade.
|
Artigo gentilmente cedido por
ANA DULCE PAMPLONA FRADE MADEIRA Oradora, articulista e dirigente espírita. Centro Espírita Bezerra de Menezes - Arcos - MG |
quarta-feira, 3 de abril de 2013
UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário